A+ / A-

Conselho Nacional do PSD vai votar novo nome da AD para as europeias

16 abr, 2024 - 18:21 • Manuela Pires

Reunião, na próxima segunda-feira, que vai aprovar também a lista dos candidatos às eleições europeias de 9 de junho.

A+ / A-

A direção do PSD quer mudar o nome da coligação com o CDS e o PPM para as eleições europeias de 9 de junho. A proposta, que vai ser levada à discussão no Conselho Nacional do PSD, é AD – Aliança Democrática.

“Aprovação da alteração da denominação da Coligação Eleitoral para a Eleição ao Parlamento Europeu para “AD – ALIANÇA DEMOCRÁTICA” é um dos pontos da agenda do Conselho Nacional do PSD que reúne na segunda-feira, dia 22 de abril.

Nas últimas eleições legislativas a coligação alertou, durante a campanha, para a confusão que muitos eleitores podiam fazer com o outro partido, a Alternativa Democrática Nacional (ADN) e no próprio dia das eleições a coligação apelou mesmo à Comissão Nacional de Eleições que alertasse para as semelhanças. No boletim de voto a AD aparecia apenas como Aliança Democrática, com as siglas dos três partidos, PSD, CDS e PPM.

A reunião do Conselho Nacional do PSD vai ainda aprovar a lista dos candidatos às eleições europeias de 9 de junho. Apesar de Rui Moreira ser apontado como uma hipótese para ser o primeiro nome da lista, no PSD ninguém abre o jogo. Mas há pelo menos duas certezas, a renovação dos nomes e um cabeça de lista diferente, porque desde 2009 que Paulo Rangel é o primeiro nome candidato ao Parlamento Europeu.

Mas há mais saídas, porque há outros ex-eurodeputados que estão agora no Governo. É o caso dos ministros Maria da Graça Carvalho e José Manuel Fernandes, e da secretária de Estado Cláudia Aguiar.

Em 2019, nas últimas eleições europeias, o PSD concorreu sozinho e teve o pior resultado de sempre, menos de 22 por cento - elegeu seis eurodeputados.

[notícia atualizada às 20h53]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Felipe Azyral
    17 abr, 2024 Lisboa 01:04
    “AD — ALIANÇA DEMOCRÁTICA” esta designação é muito básica e vai gerar novamente confusão entre os Eleitores pela sua Negatividade! Proponho antes uma designação clara e transparente, perfeitamente compreensível e com uma marca altamente Positiva para todos os Eleitores: AD ALIANÇA DEMOCRÁTICA AD Reparem como na simbologia que querem aprovar aparece o Símbolo -- (menos) uma vez, enquanto na versão que proponho vem o símbolo (mais) quatro vezes! Em termos subliminares faz toda a diferença no momento de votar!

Destaques V+