A+ / A-

Eurodeputada do PCP questiona Bruxelas sobre quotas do atum para os Açores

16 abr, 2024 - 17:31 • Lusa

De acordo com Sandra Pereira, os pescadores dos Açores "apelam à realização de um estudo exaustivo sobre o estado dos recursos na região, porque consideram haver alguma disparidade entre aquilo que percecionam no mar e os limites de capturas impostos".

A+ / A-

A eurodeputada comunista Sandra Pereira questionou esta terça-feira a Comissão Europeia (CE) sobre a realização de estudos periódicos que avaliem o estado dos recursos piscícolas, a propósito da quota do atum para os Açores.

Na sequência de uma recente deslocação aos Açores, a eurodeputada refere que, "em contacto com pescadores e associações representativas do setor da pesca na região, foi uma vez mais levantada a questão das quotas".

De acordo com Sandra Pereira, os pescadores dos Açores "apelam à realização de um estudo exaustivo sobre o estado dos recursos na região, porque consideram haver alguma disparidade entre aquilo que percecionam no mar e os limites de capturas impostos".

"Referem igualmente a variação de recursos de ano para ano, concretamente em espécie como o atum, revelando-se as quotas desajustadas", ressalva a eurodeputada, referindo que, "atualmente, o atum patudo tem uma quota nacional de 3.100 toneladas, das quais cerca de 2.800 toneladas são quota dos Açores e Madeira, no seu conjunto".

A deputada afirma que uma das reivindicações da Federação das Pescas dos Açores é que "seja atribuída uma quota específica independente só para as regiões ultraperiféricas, até tendo em conta o tipo de pesca praticada, uma pesca altamente seletiva, de salto e vara e altamente sustentável".

A europarlamentar questiona o executivo comunitário sobre que medidas pensa tomar para apoiar os Estados-membros, "ao invés de os limitar como até agora, para desenvolver meios próprios, humanos e técnicos", visando "assegurar a realização soberana de estudos periódicos que avaliem o estado dos recursos".

Sandra Pereira questiona ainda a CE, "face às justas reivindicações do setor, sobre que medidas pondera tomar para possibilitar quotas mais adequadas para a pesca do atum patudo e rabilho".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+