A+ / A-

Primeira visita ao estrangeiro

Montenegro e Sánchez separados por Costa e pela Palestina

15 abr, 2024 - 22:14 • Manuela Pires (em Madrid) , João Pedro Quesado

Os atuais líderes dos governos da Península Ibérica estiveram reunidos pela primeira vez. As cimeiras ibéricas vão ser retomadas em outubro e a relação de cooperação, assegurou Montenegro, não será colocada "em crise" por nenhuma "diferença partidária".

A+ / A-
Montenegro e Sánchez separados por Costa e pela Palestina
Luís Montenegro reuniu pela primeira vez com o homólogo espanhol. Foto: Kiko Huesca/EPA

Foi o primeiro encontro entre os dois. Luís Montenegro e Pedro Sánchez estiveram, esta segunda-feira, reunidos no Palácio da Moncloa durante mais de uma hora e trocaram ideias sobre os assuntos que unem os dois partidos. Mas são mais os assuntos que os separam do que aqueles que os unem.

Um desses assuntos é a avaliação do socialista António Costa. Os dois foram questionados sobre o apoio a uma eventual candidatura a presidente do Conselho Europeu, e enquanto Pedro Sánchez não escondeu a admiração que tem pelo ex-primeiro-ministro português, António Costa.

Se o presidente do Governo de Espanha se confessou "um declarado aficionado da política de António Costa e da liderança que exerceu tanto em Portugal como na Europa", Sánchez realçou que o debate e a sobre o próximo presidente da instituição que junta os 27 chefes de Governo da União Europeia ainda está numa fase "muito prematura".

Já Luís Montenegro não comentou a badalada candidatura de António Costa ao Conselho Europeu, limitando-se a dizer que não é "tão aficionado das políticas" do ex-primeiro-ministro português.

Mas o reconhecimento do Estado da Palestina também não é consensual entre os dois líderes. Sánchez está em campanha e diz que Espanha vai dar esse passo, mas Montenegro considera que o entendimento deve ser alcançado na União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+