Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Páscoa

Papa escreve as meditações para a Via Sacra deste ano

26 mar, 2024 - 18:31 • Aura Miguel

Ao contrário dos últimos anos, as reflexões que acompanham as 14 estações dos passos de Jesus até à sua crucifixão e morte na cruz foram escritas por Francisco.

A+ / A-

O Vaticano anunciou esta terça-feira que as meditações para a Via Sacra da Sexta-Feira Santa deste ano, no Coliseu de Roma, foram escritas pelo Papa Francisco. “Em oração com Jesus no caminho da Cruz” é o tema que Francisco escolheu para as reflexões que acompanham as catorze estações dos passos de Jesus até à sua crucifixão e morte na cruz.

Nos últimos anos, estas reflexões têm sido confiadas a várias personalidades, de diversas formações e origens. Bispos, religiosas, refugiados, famílias, jovens, intelectuais e até jornalistas já escreveram meditações para esta celebração, transmitida em mundovisão para todos os continentes.

Desta vez, é Francisco quem as escreve. Trata-se de “um ato de espiritualidade, com Jesus no centro”, que surge no contexto do Ano de oração pedido pelo Santo Padre que antecede o Jubileu de 2025, como explica o “Vatican News”.

Habitualmente, as meditações incidem sobre problemas e feridas da atualidade, mas desta vez, segundo informa o referido portal do Vaticano, haverá “uma referência menos direta mas mais ampla à atualidade” e com um caracter meditativo, “mais centrado no caminho que Jesus vive naqueles momentos e onde se inclui o tema do sofrimento”.

Os textos escritos pelo Papa serão divulgados apenas na próxima Sexta-Feira Santa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+