A+ / A-

Semana de Oração pelos Seminários

D. Vitorino Soares: "A crise das vocações é permanente"

05 nov, 2023 - 08:02 • Henrique Cunha

O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios não relaciona a falta de vocações com a questão dos abusos sexuais na Igreja. A Igreja Católica em Portugal celebra a Semana de Oração pelos Seminários, sob o lema "Não tenhas medo. Serás pescador de homens".

A+ / A-
O reitor do Seminário Maior da Diocese do Porto, D Vitorino Soares, considera que não existe uma relação entre a falta de vocações e a questão dos abusos sexuais no seio da Igreja, argumentando que "o número de vocações já era reduzido antes de os casos virem a público".

Em declarações à Renascença, D. Vitorino, que é também bispo auxiliar do Porto e preside à Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, admite que a situação "gerou um certo ambiente de desconfiança, quer nas comunidades quer nas famílias", mas afirma que "ainda estamos muito próximos dos acontecimentos para se poder falar de consequências negativas no despertar de novas vocações consagradas".

"O futuro dará as suas respostas", sendo certo que "a crise das vocações é permanente".

Entre eeste domingo o próximo, a Igreja Católica em Portugal celebra a Semana de Oração pelos Seminários, sob o lema "Não tenhas medo. Serás pescador de homens”.

"Ttrata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular”, explica D. Vitorino Soares.

O convite estende-se "aos seminaristas, às equipas formadoras dos seminários, às comunidades cristãs, às famílias e, este ano, com o dom e a bênção da Jornada Mundial da Juventude no nosso país, a todos os jovens”.

D. Vitorino Soares sublinha a importância da JMJ Lisboa 2023 no contexto da Igreja em Portugal e “em particular ,no eventual crescimento de vocações”.

A Semana de Oração pelos Seminários propõe diversos subsídios para vivência e celebração, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias.

Os materiais para a Semana de Oração pelos Seminários 2023 foram elaborados pelos formadores dos seminários do Patriarcado de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+