A+ / A-

Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

15 abr, 2024 - 11:24 • Olímpia Mairos

Nova direção assume a intenção de manter a linha de continuidade com o trabalho realizado pelas direções anteriores.

A+ / A-

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP).

Em comunicado, a AMCP dá conta que “a eleição decorreu na assembleia geral realizada online na manhã de sábado 13 de abril, após a aprovação dos relatórios de atividades e de contas do mandato do triénio anterior (2020-2023)”.

“Como nova Direção Nacional, assumimos a intenção de manter a linha de continuidade com o trabalho realizado pelas direções anteriores”, lê-se no documento.

A nova direção da AMCP escolheu como lema de ação, para o mandato até 2026 uma palavra e um propósito: “Compromisso”.

“O nosso compromisso para com a AMCP assenta em três vertentes: a Medicina, a Igreja e a Comunidade, isto porque reconhecemos a importância fundamental dessas áreas nas nossas vidas pessoais e profissionais, e porque queremos continuar a formar e apoiar os médicos atuais e futuros para viverem e promoverem os princípios da fé católica na ciência e prática da medicina”, refere a nova equipa nacional coordenadora da AMCP.

Margarida Neto é médica psiquiatra e trabalha na Casa de Saúde do Telhal, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. É associada da Associação de Médicos Católicos há mais de 30 anos, presidiu ao Núcleo Diocesano de Lisboa em dois mandatos, e integrou a direção nacional em vários mandatos.

É uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Diocesana de Abusos de Menores do Patriarcado de Lisboa. Integra ainda os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa Pela Vida e é deputada na Assembleia Municipal de Lisboa.

Em 2022 recebeu a medalha de mérito da Ordem dos Médicos, entidade de que é membro do Conselho Superior.

A nova direção nacional, liderada por Margarida Neto, sucede à presidida pelo médico cardiologista pediátrico, José Diogo Ferreira Martins, que continua na equipa nacional como editor da revista da AMCP “Acção Médica” e como representante da AMCP na Federação Internacional das Associações Médicas Católicas (FIAMC), onde é secretário-geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+