A+ / A-

Sínodo 2021-2024: "Cada comunidade deve conhecer os pobres, os imigrantes, os refugiados"

16 abr, 2024 - 16:00 • Agência Ecclesia

Documento destaca centralidade do "acolhimento e o acompanhamento das pessoas", na vida da Igreja

A+ / A-

O Patriarcado de Lisboa divulgou esta terça-feira um novo contributo sinodal, no qual defende atitudes de “acolhimento” e “acompanhamento” das pessoas, em particular das que vivem em situações de maior fragilidade.

“O acolhimento e o acompanhamento das pessoas foram reconhecidos como elementos fundamentais para a vida eclesial. Estas duas atitudes devem conduzir à atenção às periferias humanas, geográficas, económicas e sociais: cada comunidade deve conhecer os pobres, os imigrantes, os refugiados e ir ao seu encontro não como um mero assistencialismo, mas com a caridade de Cristo”, assinala o documento, enviado à Agência Ecclesia.

O relatório síntese da reflexão realizada na Diocese de Lisboa, no período entre sessões da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, propõe ainda a criação de “gabinetes de escuta e acompanhamento”. O documento tem 21 pontos, sublinhando a importância de “auscultar as vozes dos que, de alguma forma, se sentem excluídos”, dando como exemplo “as famílias reconstruídas, as pessoas separadas, as pessoas com atração pelo mesmo sexo”.

A reflexão alude ao papel das estruturas caritativas, que podem “ir para além do assistencialismo”, realçando que a Igreja é “chamada a combater a pobreza e ter presente todas as suas formas”. O texto aponta também o lugar das famílias e a responsabilidade dos leigos nas comunidades católicas, apelando a um maior “sentido de pertença”.

"Alguns grupos indicaram que o papel das mulheres na Igreja é insuficiente, de forma particular no que se refere aos ministérios, também ordenados, ainda que alguns grupos reconheçam que isso é matéria pouco consensual”.

A síntese alude à importância da catequese, da oração, da comunicação – também nos meios digitais, da consciência missionária e da Doutrina Social da Igreja.

O texto aponta a um maior espírito de avaliação à ação dos atores pastorais, “sendo de equacionar a existência de um 'livro de reclamações' e até de uma 'provedoria da Igreja'".

Esta síntese foi enviada à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que reúne os vários contributos diocesanos num texto destinado à Secretaria-Geral do Sínodo, responsável pela elaboração do documento de trabalho (Instrumentum Laboris) da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo (2 a 27 de outubro de 2024).

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

A CEP está representada na assembleia sinodal por D. José Ornelas, presidente da CEP, e D. Virgílio Antunes, vice-presidente do organismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+