A+ / A-

​Papa pede para não se permanecer "indiferente" diante do atual "perigoso conflito global"

20 abr, 2024 - 11:50 • Lusa

Mensagem deixada numa rececão a membros do Pontifício Comité de Ciências Históricas.

A+ / A-

O Papa disse este sábado, numa receção a membros do Pontifício Comité de Ciências Históricas, que perante o "perigoso conflito global" que acontece em vários pontos do mundo, ao qual "não se pode ser indiferente", é necessária "diplomacia de cultura".

Francisco falou sobre a urgência de uma "diplomacia da cultura", alimentada "pelo encontro e pela colaboração entre investigadores de todas as culturas e religiões e pelo diálogo entre a Igreja e o mundo, sempre respeitoso da verdade".

Convidando-os a continuar o trabalho de pesquisa histórica para "abrir horizontes de diálogo", o Papa alertou para a necessidade de uma escuta "livre de toda ideologia".

"Porque as ideologias matam", disse, e dirigindo-se aos membros do Comité de Ciências Históricas acrescentou: "Ao encontrar e colaborar com investigadores de todas as culturas e religiões, podem oferecer uma contribuição específica ao diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo".

Francisco referiu que a Igreja "não pertence a nenhuma cultura particular, mas deseja vivificar o coração de cada cultura com o testemunho manso e corajoso do Evangelho, para construir juntos a civilização do encontro".

Por fim, o Papa acrescentou que a Igreja se opõe "à incivilidade do confronto", alimentada pelas "tentações da autorreferencialidade individualista" e pela "afirmação ideológica do próprio ponto de vista".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+