A+ / A-

"Trágico acidente" na Romaria a Cavalo fez um morto e um ferido

25 abr, 2024 - 03:02 • Lusa

Um homem de 56 anos morreu e o filho de 28 sofreu ferimentos ligeiros depois de terem sido atropelados por uma charrete.

A+ / A-

A Comissão Organizadora da XXII Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo lamentou o "trágico acidente" ocorrido esta quarta-feira, com um atropelamento que causou a morte de um participante e ferimentos ligeiros noutro, não tendo sido cancelada.

"A Comissão Organizadora da XXII Romaria a Cavalo vem por este meio lamentar o trágico acidente ocorrido, esta manhã, na segunda etapa do percurso, em Landeira, que resultou no falecimento de um participante e provocou ferimentos leves em outro", lê-se num comunicado.

Na nota, a organização da Romaria a Cavalo endereça "as mais sentidas condolências à família" e deseja "a todos os romeiros um resto de romaria tranquila e em segurança".

Um homem de 56 anos morreu e o filho de 28 sofreu ferimentos ligeiros depois de terem sido atropelados por uma charrete que participava na Romaria a Cavalo, revelaram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.

"O atropelamento aconteceu no campo de futebol de Landeira, no concelho de Vendas Novas. Pela informação que os militares da GNR recolheram, os cavalos andaram sozinhos com a charrete e as duas pessoas foram atropeladas", disse fonte da GNR.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central explicou que o alerta para o atropelamento rodoviário, envolvendo "uma das charretes da Romaria a Cavalo", foi dado aos bombeiros às 12h28.

Uma fonte dos Bombeiros de Vendas Novas explicou à Lusa que os participantes da Romaria a Cavalo, que partiu da vila de Moita (Setúbal) na terça-feira, encontravam-se "num parque com os cavalos", no campo de futebol de Landeira.

"Estavam a aparelhar os cavalos", mas os animais "assustaram-se e houve o atropelamento", disse a mesma fonte.

Os envolvidos, alegou a fonte dos bombeiros, "eram todos da romaria, mas estavam todos parados a fazer a logística e a preparação para retomar" o percurso.

A romaria termina em Viana do Alentejo, no distrito de Évora, onde está prevista chegar no sábado à tarde, de acordo com o programa consultado pela Lusa.

Este evento é uma organização conjunta das câmaras municipais de Moita e de Viana do Alentejo e das associações dos Romeiros da Tradição Moitense e Equestre de Viana do Alentejo.

A tradicional Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que cumpre este ano a 22.ª edição, começou na terça-feira e vai decorrer até domingo, num percurso de cerca de 150 quilómetros em caminhos de terra batida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+