A+ / A-

A mudança da hora

27 mar, 2019 - 06:10

Esperemos que António Costa contribua para vetar, no Conselho Europeu, a proposta de acabar com a mudança da hora na UE. O primeiro-ministro já afirmou discordar do horário único.

A+ / A-

Na noite do próximo sábado para domingo entramos na hora de verão, adiantando 60 minutos os relógios. Mas há quem queira acabar com isto.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma proposta para terminar a hora bianual, com início em 2021; a Comissão Europeia (CE) queria que fosse já em 2020. A medida destina-se, dizem, a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno. Ou seja, de Portugal aos países bálticos deixaria de haver mudanças de hora.

Na UE existem três fusos horários: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal continental, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia).

Os Estados Unidos têm 5 fusos horários. Da costa Leste para a costa Oeste há cinco horas de diferença. O que leva a que se conheçam as primeiras estimativas eleitorais de Nova York, Boston, etc., quando na Califórnia ainda se vota. O que em Portugal leva à proibição de revelar estimativas no Continente e na Madeira até as urnas encerrarem nos Açores, uma hora depois. Os EUA poderiam seguir este exemplo.

Na maioria dos Estados americanos existe mudança da hora. E o mercado dos EUA não parece preocupado com a diversidade horária.

Em outubro passado o primeiro-ministro, António Costa, defendeu, e bem, que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno, considerando que "o bom critério e único é o critério da ciência". Ora o Observatório Astronómico de Lisboa elaborou em 2018 um relatório, concluindo que Portugal deve manter uma hora de verão e uma hora de inverno.

O Conselho Europeu terá, ainda, que aprovar esta proposta. Espero que A. Costa contribua para a vetar no Conselho. Porque não mudar a hora apresenta inúmeros inconvenientes, até para a saúde das pessoas.

“Termos um horário de inverno e de verão é benéfico para a maioria das pessoas”, afirmou o astrónomo Rui Agostinho, diretor do referido Observatório. “Porquê? Aproveitam-se mais as horas de sol (até em atividades de lazer e culturais ao ar livre), por exemplo. Já as perturbações de sono com a atual mudança da hora não serão significativas”.

Tanto a CE como o PE têm outros e bem mais importantes problemas para tratar.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DEIXA-ME RIR
    28 mar, 2019 16:23
    Para não se ser ignóbil era preciso ter uma posição sobre um assunto e saber defende-la com argumentos. Está portanto encontrado o ignóbil das caixas de comentários
  • ComentadorDeBancada
    28 mar, 2019 Lisboa 03:28
    É só comentários ignóbeis neste género de espaço. Só falta mesmo alguém escrever que a terra é plana e o planeta Terra é o centro do universo..
  • Rui Duarte
    28 mar, 2019 Porto 00:30
    Realmente vem para aqui com história de isto e daquilo que influencía o estado anímico e essas coisadas todas. Acho que quem tem de opiniar é o povo e não um qualquer que com histórias sabe-se lá de onde diz que que faz mal. Eu falo por mim e penso que é o que pensa a grande maioria das pessoas. Deixem mudar para o horário de verão e assim ficar. Não faz sentido estas mudanças de horário. Cada vez que muda de verão para o horário de inverno para mim é frustrante. Esse senhor do observatório que faça outras coisas em vez de falar pelos outros.
  • Deixa-me rir
    27 mar, 2019 16:46
    Termos um horário de inverno e de verão é benéfico para a maioria das pessoas?? porque se aproveitam mais as horas de sol em atividades de lazer e culturais ao ar livre? deixa-me rir! esse argumento é simplesmente estúpido porque na maioria dos países nórdicos e da europa central nem sequer há sol. e já agora, esse senhor do observatório sabe quantas horas trabalham os portugueses? seria bom se soubesse antes de falar nas actividades de lazer. Outro argumento descabido é dizer que os EUA têm 5 fuso horarios. O que é que isso tem a ver??? Vão continuar a haver fusos horários na europa, o que se propõe é não mudar a hora 2 vezes por ano.

Destaques V+