A+ / A-

Robert de Niro vem a Lisboa em outubro para uma edição do festival de cinema Tribeca

12 abr, 2024 - 17:14 • Miguel Marques Ribeiro com Lusa

É a primeira vez que o festival se realiza na Europa. A programação contará com filmes portugueses e estrangeiros, conversas "com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de "networking".

A+ / A-

O festival norte-americano de cinema Tribeca vai ter uma edição portuguesa, que acontecerá em outubro, em Lisboa, com a presença do realizador Robert de Niro e da produtora Jane Rosenthal, foi anunciado esta quinta-feira.

O Tribeca Festival Lisboa decorrerá entre 17 e 19 de outubro e resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a estação televisiva SIC, a plataforma de "streaming" OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa.

Em comunicado, feito em conjunto pelo Tribeca e pelo grupo Impresa - que detém a SIC e a OPTO - a organização explica que o festival "consistirá numa noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa".

Além de Robert de Niro e de Jane Rosenthal, que cofundaram o festival Tribeca em 2002 em Nova Iorque, a edição em Lisboa contará com a presença da realizadora Patty Jenkins, da atriz Whoopi Goldberg e do ator Griffin Dunne.

A programação vai conter conversas "com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de "networking"", entre outras atividades, lê-se na nota de imprensa. O festival pretende ser um "ponto de encontro para artistas e cineastas de todo o mundo com filmes portugueses e estrangeiros".

Robert de Niro celebrizou-se em filmes como "Taxi Driver" ou "Tudo Bons Rapazes". Citado em comunicado, o ator afirmou que "na sua essência, o Tribeca tem como objetivo inspirar uma comunidade de artistas - quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa".

Por sua vez, Jane Rosenthal acrescenta: “Acreditamos que uma cidade prospera quando os seus artistas prosperam”, afirma a cofundadora e CEO da Tribeca Enterprises. “Estamos honrados em fazer parceria com a Impresa neste outono para defender a geração jovem de cineastas, artistas e criadores que saem de Portugal hoje”.

Esta é a primeira vez que o festival se realiza na Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+