A+ / A-

Peça da Estação Espacial Internacional atinge casa. "Quase acertou no meu filho"

16 abr, 2024 - 20:40 • Ricardo Vieira

Fragmento metálico, com 700 gramas, conseguiu resistir à reentrada na atmosfera terrestre e acertou em cheio na moradia da família Otero, na Florida.

A+ / A-

Um fragmento de metal da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) atingiu uma casa na cidade de Naples, no estado norte-americano da Florida. Ninguém ficou ferido, por pouco.

A informação foi confirmada na segunda-feira pela agência espacial norte-americana, NASA, depois de analisar a peça no Centro Espacial Kennedy.

O objeto metálico, que pesa cerca de 700 gramas e tem 10 centímetros de altura por quatro de largura, conseguiu resistir à reentrada na atmosfera e acertou em cheio na moradia da família Otero, na Florida, no início do mês, destruindo parte do telhado e perfurando dois pisos da habitação.

Alejandro Otero conta que o seu filho, por pouco, não foi atingido pela peça da Estação Espacial Internacional.

“Provocou um estrondo tremendo. Quase acertou no meu filho. Ele estava duas divisões ao lado e ouviu tudo. Eu estava a tremer, nem queria acreditar. Quais são as probabilidades de alguma coisa aterrar na nossa casa com tanta força e provocar tantos estragos”, disse Alejandro Otero, à estação de televisão Wink News.

Grato por ninguém ter ficado ferido, este morador de Naples começou por pensar que se tratava de um meteorito, mas depois constatou que se tratava de um pedaço de metal.

Citada pela BBC, a NASA explica que o objeto era parte de 2,6 toneladas de sucata largada pela ISS, em 2021, depois de receber novas baterias.

A agência espacial adianta que o “lixo” largado pela Estação Espacial deveria ser pulverizado durante a reentrada na atmosfera da Terra, a 8 de março deste ano. “No entanto, um pedaço de metal sobreviveu e atingiu uma casa em Naples, na Florida”, refere a NASA, em comunicado.

A NASA adianta que a Estação Espacial Internacional vai investigar o caso.

O lixo espacial é um problema cada vez maior, à medida em que cada vez mais países lançam satélites para o espaço.

Em outubro do ano passado, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla inglesa) anunciou a primeira multa por criação de lixo espacial, no valor de 150 mil dólares, aplicada à empresa DISH, que falhou em retirar apropriadamente de órbita o seu satélite EchoStar-7.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+