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Efeito Taylor Swift? Super Bowl foi o programa mais visto nos EUA desde a viagem à Lua

13 fev, 2024 - 16:20 • Inês Braga Sampaio

Desde que Neil Armstrong deu "um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade", em 1969, que não havia tantos americanos colados ao ecrã. A presença nas bancadas da cantora mais popular da atualidade, namorada de um dos jogadores dos campeões Kansas City Chiefs, Travis Kelce, pode ter tido influência.

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Os números são históricos: o Super Bowl de 2024 foi o programa de televisão mais visto nos Estados Unidos em praticamente 55 anos. Se fez as contas, provavelmente acertou no palpite: não havia tantos norte-americanos colados ao ecrã desde que Neil Armstrong deu o primeiro "pequeno passo para um homem, salto gigante para a humanidade" na Lua, no dia 20 de julho de 1969.

Em média, a vitória dos Kansas City chiefs sobre os San Francisco 49ers, com concerto ao intervalo de Usher, atraiu 123,4 milhões de pessoas, ou seja, mais de um terço de um país com pouco mais de 330 milhões de habitantes.

Os resultados preliminares colocam o Super Bowl LVIII - que deu na CBS, na plataforma de "streaming" Paramount+, na Univision em espanhol e, numa transmissão direcionada para as crianças, no Nickelodeon - logo atrás da aterragem na Lua, que em 1969 teve uma audiência estimada de 125 a 150 milhões de pessoas. Houve 112 milhões de pessoas a ver a final da NFL na CBS, que registou a maior audiência de sempre para uma só estação de televisão.

Efeito Taylor Swift, atualmente a maior estrela da música mundial e cujo namorado, Travis Kelce, joga pela equipa que levantou o troféu - e que esteve a assistir nas bancadas, como a realização fez questão de provar? Não é certo.

Contudo, uma sondagem da empresa de estudo de mercado Numerator revelou que 20% dos espectadores do Super Bowl deste ano apoiavam os Chiefs por causa da relação entre Swift e Kelce. A "swiftização" do evento foi tal que alguém no Reddit decidiu contabilizar o tempo de antena que a cantora teve durante a transmissão.

Foram 54 segundos em 14.826 - quatro horas e oito minutos de transmissão -, ou seja, 0,36% do total. Se as suas aparições fossem cobradas, Taylor teria tido de pagar cerca de 12,4 milhões de dólares (aproximadamente 11,6 milhões de euros) por esses 54 segundos - isto porque, segundo a "Business Insider", cada 30 segundos de anúncios durante o Super Bowl custaram sete milhões de dólares.

Foram várias as vezes em que as câmaras se focaram nas reações de Taylor Swift, antes, durante e após um jogo que a cantautora até estava em risco de falhar: teve de viajar do Japão, onde se encontrava em tournée - o recordista "Eras Tour" -, para poder ver o namorado a sagrar-se bicampeão de futebol americano.

O "Eras Tour" é a digressão musical mais rentável de sempre, tendo sido a primeira, ainda em dezembro de 2023, a ultrapassar os mil milhões de dólares (cerca de 930 milhões de euros) de receitas. O recorde anterior pertencia a Elton John, que em 2023 arrecadou 939 milhões de dólares (pouco mais de 875 milões de euros).

O cantor britânico fez mais de 328 concertos; a tournée de Taylor Swift arrancou em março de 2023 e só terminará em dezembro de 2024, para um total de 151 espetáculos de mais de três horas e meia por todo o globo.

Portugal não está excluído. Pela primeira vez na carreira, Taylor Swift vai atuar em território nacional, em dois espetáculos marcados para os dias 24 e 25 de março no Estádio da Luz, em Lisboa. Só restam bilhetes VIP a mais de 500 euros.

De volta ao Super Bowl, também decisiva para estes números de recorde terá sido a própria história do jogo, que terminou com vitória dos Chiefs por 25-22.

A equipa do Kansas perdia por 10-3 ao intervalo no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e conseguiu empatar nos 60 minutos e levar o jogo para prolongamento, com 19-19. A três segundos do fim do tempo extra, e a passe do "quarterback" Patrick Mahomes, uma das maiores estrelas da NFL na atualidade - eleito "MVP" da final pela terceira vez -, Mecole Hardman marcou o "touchdown" da vitória.

Foi o quarto título de campeão dos Kansas City Chiefs, em seis presenças na final - repetiram 1970, 2020 e 2023. Juntaram-se no quinto lugar do "ranking" a Green Bay Packers e New York Giants. Os 49ers perderam a oportunidade de igualar o recorde de seis troféus, dividido por Pittsburgh Steelers e New England Patriots.

Dezenas de celebridades assistiram ao jogo das bancadas, entre elas Beyonce, Leonardo Di Caprio, Jeff Goldblum, Ice Spice ou Lana del Ray, e assistiram ao concerto de Usher ao intervalo. O cantor de R&B fez-se acompanhar, em palco, de estrelas como H.E.R., Alicia Keys, Ludacris, Lil' Jon , Jermaine Dupri e Will.i.am.

No final, Usher foi casar-se com a parceira de longa data, Jenn Goicoechea, numa igreja de Las Vegas. A cerimónia foi oficiada por um imitador de Elvis Presley.

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