A+ / A-

Cinema

Novo filme de Miguel Gomes integra competição oficial de Cannes

11 abr, 2024 - 12:10 • Maria João Costa

“Grand Tour” vai estar na competição oficial do 77.º Festival de Cannes. O anúncio foi avançado esta quinta-feira pelo diretor Thierry Frémaux. É o primeiro filme português a concorrer à Palma de Ouro, em 18 anos. Cannes decorre de 14 a 25 de maio

A+ / A-

“Grand Tour”, o mais recente filme do realizador Miguel Gomes vai integrar a competição oficial do 77.º Festival de Cannes. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo diretor Thierry Frémaux em conferência de imprensa.

Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme conta com a participação dos atores Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate nos principais papéis. No elenco marcam também presença Cláudio da Silva, Lang Khê Tran, Jorge Andrade, João Pedro Vaz, João Pedro Bénard, Teresa Madruga, Joana Bárcia, Diogo Dória, Jani Zhao, Manuela Couto e Américo Silva, entre outros.

Com argumento de Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro, “Grand Tour” é a primeira obra portuguesa a concorrer à Palma de Ouro em 18 anos, diz a produtora em comunicado.

Passado em Rangum, na Birmânia no ano de 1917, Grand Tour conta a história de Edward, um funcionário público do Império Britânico que foge da noiva Molly no dia do casamento. O filme acompanha a viagem de Edward na qual ele, com o tempo se interroga sobre o que terá acontecido à noiva abandonada. Também Molly resolve seguir o rasto do noive.

Com fotografia é de Rui Poças AIP ABC, Sayombhu Mukdeeprom e Guo Liang, o filme “representa um triunfo do cinema independente e de uma forma de trabalhar que defende a proximidade entre a produção e a realização, dando ao realizador a maior liberdade possível para criar”, refere a produtora Filipa Reis.

Com direção de produção de Catarina Alves, o filme “é também a afirmação do trabalho que o Miguel Gomes tem realizado consistentemente ao longo de anos”, acrescenta a produtora Filipa Reis.

Grand Tour é financiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, Fundo de Apoio ao Turismo, Creative Europe – Media, MIC, Regione Lazio, CNC, Institut Français, Région Sud e Eurimages – Council of Europe.

Realizador de filmes como “Aquele querido mês de Agosto” ou “Diários de Otsoga”, Miguel Gomes soma com Grand Tour a sua sexta longa-metragem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+