32,05%
6 Deputados
31,24%
6 Deputados
9,77%
2 Deputados
9,07%
1 Deputados
4,23%
0 Deputados
4,08%
0 Deputados
3,74%
0 Deputados
1,21%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3088 de 3092
  • Abstenção: 62,50%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,21%

A+ / A-

NATO. Turquia anuncia apoio a candidatura de Mark Rutte

29 abr, 2024 - 14:58 • Lusa

É considerado o principal favorito para assumir a liderança da Aliança, numa corrida eleitoral em que vai enfrentar o presidente romeno, Klaus Iohannis.

A+ / A-

A Turquia vai apoiar a candidatura do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, para suceder a Jens Stoltenberg como secretário-geral da NATO, anunciou esta segunda-feira a diplomacia de Ancara.

O anúncio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia aconteceu três dias depois de uma reunião em Istambul entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e Rutte.

Logo a seguir a esse encontro, Erdogan não revelou a escolha da Turquia, mas sublinhou que a sua decisão seria baseada em argumentos racionais, enquanto, sorrindo, desejava a Rutte sucesso na sua "nova jornada".

Mark Rutte, de 57 anos, é considerado o principal favorito para assumir a liderança da Aliança, numa corrida eleitoral em que vai enfrentar o presidente romeno, Klaus Iohannis.

Vários países - França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha - já manifestaram o seu apoio ao líder cessante do Governo holandês.

Contudo, a Hungria, governada pelo ultra-conservador Viktor Orbán, que mantém relações estreitas com a Rússia, opõe-se à candidatura de Rutte e levantaram-se vozes a favor de uma candidatura do flanco oriental da Aliança.

A decisão da liderança da NATO, que deverá ser anunciada numa cimeira marcada para julho em Washington, vai ser tomada por consenso entre os estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+