A+ / A-

Luís Montenegro em Cabo Verde na sua primeira visita fora da Europa

20 abr, 2024 - 04:49 • Lusa

Um dos temas em agenda deverá ser a VII Cimeira Portugal-Cabo Verde, prevista para o segundo semestre, em Portugal, mas ainda sem data.

A+ / A-

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, visita Cabo Verde neste fim de semana, encontrando-se com o seu homólogo, Ulisses Correia e Silva, e com o Presidente da República, José Maria Neves.

A visita começa pouco depois do meio-dia, hora local (14h00 em Lisboa), com um encontro de trabalho entre os dois primeiros-ministros e uma conferência de imprensa conjunta, no Palácio do Governo, na Praia, capital cabo-verdiana.

Depois de empossado, Luís Montenegro teve uma primeira conversa telefónica com o homólogo cabo-verdiano a 04 de abril e, hoje, um dos temas de conversa deverá ser a VII Cimeira Portugal-Cabo Verde, prevista para o segundo semestre, em Portugal, mas ainda sem data.

Esta é a primeira visita fora da Europa do novo chefe de Governo português, com a qual pretende simbolizar uma "aposta na relação bilateral", de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

Durante a tarde, o programa inclui visitas a um centro de energias renováveis que funciona nas imediações da capital e ao parque tecnológico que está a ser construído na cidade da Praia.

A transição energética e a aposta na economia digital têm sido dois dos temas na lista de prioridades apresentada pelo Governo cabo-verdiano.

Ao final da tarde, Luís Montenegro será recebido na Assembleia Nacional pelo presidente do órgão, Austelino Correia, seguindo-se um encontro com o chefe de Estado, José Maria Neves, no palácio presidencial.

No domingo, a agenda prevê uma visita ao sítio histórico da Cidade Velha, onde decorrerá um encontro com representantes da comunidade portuguesa, que encerra o programa.

No final do mês, será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a deslocar-se a Cabo Verde, entre 30 de abril e 02 de maio, para as comemorações do 50.º aniversário da libertação do campo de concentração do Tarrafal, a convite do seu homólogo, José Maria Neves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+