Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guardas alertam nova ministra para “catástrofe” iminente nas prisões

30 mar, 2024 - 01:21 • Alexandre Abrantes Neves , com redação

Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional vai solicitar uma reunião com Rita Júdice já no mês de abril.

A+ / A-

Os guardas prisionais querem ser ouvidos pela nova ministra da Justiça, Rita Júdice, até ao final de abril.

À Renascença, Frederico Morais, dirigente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), diz que são necessárias medidas urgentes para valorizar a classe e dá exemplos do que diz ser uma “catástrofe” prestes a acontecer nas prisões.

“Pelo menos, tem que nos ouvir até ao final de abril, para expormos os problemas e para eles começarem a trabalhar. É muito urgente. Na semana passada, houve uma tentativa de homicídio de um guarda prisional na cadeia de Monsanto e nós precisamos seriamente que resolvam este problema”, afirma o sindicalista.

Frederico Morais alerta que, se o novo Governo não atuar “com rapidez e nos sítios certos”, poderá acontecer “uma catástrofe no sistema prisional português”.

“Estamos a tentar evitar uma catástrofe, mas precisamos que nos ouçam, que resolvam. Não é só dizer na campanha eleitoral que vão fazer, é agora, é altura de fazer. Estamos cá para os ajudar também para resolver”, sublinha o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.

Rita Júdice é a ministra da Justiça do XXIV Governo Constitucional, que vai tomar posse na próxima terça-feira, 2 de abril.

Tem 50 anos e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Uma das principais missões da nova ministra será pacificar o setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+